quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Equação de Fisher

Uma coisa que a moeda necessita garantir é que, dentro da sociedade em que circula, seja reconhecida e aceita como representativa de um valor certo. Como garantir a aceitabilidade geral da moeda se ela não tem nenhuma utilidade intrínseca? É aqui que entram as leis do Estado, este vai responsabilizar-se pela moeda e também determinar a quantidade de moeda em circulação.
Este processo de controle da quantidade de moeda que existe na economia, conhecido como «Política Monetária», permite ao Estado controlar o valor da moeda e, consequentemente, o nível geral dos preços.

“O valor da moeda, ou nível geral dos preços, depende da quantidade total de moeda em relação ao número de transações que ela realiza.”.

Se uma moeda perde valor em relação às coisas, os preços sobem, e assim estaremos num regime inflacionário. Mas não é apenas a quantidade de moeda que controla o seu valor. Mantendo a mesma quantidade de moeda e transações, se aumentar o número de transações que cada unidade de moeda faz aumenta a sua velocidade de circulação, existindo novamente inflação. Este resultado é conhecido por «Equação de Fisher»: relação de um para um entre taxa de inflação e taxa nominal de juros.

MPOG 2002:
Considerando, para um determinado período, uma taxa real de juros de 5% e uma taxa de inflação de 20%, a respectiva taxa nominal de juros, dada pela Equação de Fisher, será exatamente de:
a) 4,00%
b) 15,00%
c) 25,00%
d) 26,00%
e) 30,00%

Solução:
Taxa nominal = taxa real x inflação
= 1,05 x 1,2 = 1,26
1,26 - 1 = 26%
Gab: D

Nenhum comentário:

Postar um comentário